quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PAP decoupage em MDF...

Hoje acordei com o pike total deve ser porque hoje é o último plantão do marido antes das férias. Como tenho comentado nos posts anteriores, estamos indo viajar e por isso ficarei ausente um pouco do meu blog, vou tentar atualizar minhas postagens, mas não garanto que sejam com freqüência, afinal férias é férias né?
Como mostrei no post anterior, pintei, decoupei, encapei muitas caixas de mdf para levar e vender lá na casa da minha sogrita, conversando com a minha vizinha que é uma "arteira" de mão cheia (pena ela não ter um blog vou incentivá-la a criar um), então, ela me ensinou como fazer decoupagem de forma, fácil e o melhor o guardanapo não fica enrrugadinho, sei que tem muitos PAPs pela net, mas eu ainda não tinha encontrado nenhum com o método que estou usando, por isso quero dividir com quem tenha interesse em aprender essa técnica para mim antes meio complicada, mas que hoje em dia se tornou super gostosa de fazer.

Fica aí a minha dica... Um super beijo Paty!

Material utilizado:

Uma peça em MDF, lixa 220 para madeira, tinta branca
Guardanapo para decoupage
Cola branca (rótulo azul), pincel para espalhar a cola no local a ser decoupado
Pedaço de tecido de algodão e o ferro de passar

Passe uma demão de tinta branca no local onde será feita a decoupage, aguarde a secagem e em seguida lixe bem para tirar as imperfeições que existam na peça, dependendo da cor do guardanapo é necessária uma segunda demão de tinta, após esse processo da peça ser preparada, vamos a melhor parte, rs... Espalhe cola sobre a peça, certifique-se de ter espalhado a cola em todo cantinho da peça. Aguarde a secagem, o importante é a cola secar bem.


Depois da cola bem seca, distribua o guardanapo em cima do local onde foi passada a cola, não esqueça de retirar as películas protetoras do guardanapo. Coloque o tecido de algodão por cima do guardanapo e passe o ferro que deve estar bem quente, depois é só tirar o tecido, esperar esfriar e fazer o acabamento onde sobrou o guardanapo, retirando o excesso com uma lixa de unha. Para impermeabilizar seu trabalho, finalize passando termolina leitosa, ou o verniz de sua preferência. Eu estou usando o verniz em spray, dica dada pela Fernanda Reali, onde eu descobri maior facilidade e agilidade na finalização das minhas "artinhas"


P.S. não consegui tirar a foto da peça finalizada, deu pau na máquina, mas depois dessa etapa eu apenas impermeabilizei com verniz spray.

7 comentários:

Anita disse...

Olá Paula, não tinha visto ainda essa técnica não. A próxima peça q eu inventar de decoupar vou nessa dica, bjs.

Salada de frutas disse...

ficou um charme...lindo!!!!
bom final de semana!!!!

Mírian Martins disse...

Ficou muito fofo! Adorei!
Sabe que eu ainda não fiz nada com decoupage de guardanapos. Na verdade nas duas tentativas procurando esses guardanapos não achei, depois caiu no esquecimento, mas acho que fica muito bem feito e o resultado genial.
Adorei Paty.....vc tá arrasando amiga!
beijo grande e tenha um ótimo feriadão.

Liny disse...

OIe, como esta??? vc realmente e uma grande artista... Parabens..
Bjinhus
Aline Melo

Adelaide disse...

Adorei esta dica, muito mais fácil de fazer. Obrigada por dividir. Pelo visto voltou com a corda toda....
Grande abraço

Anônimo disse...

Que trabalho lindo, adoro artesanato. Tbm estava sumida, mas voltei e com saudades. Bjs e uma ótima semana!

Unknown disse...

Paty
espero que você esteja muito bem.
volta logo de férias
tem um selinho no TOC DE MENINA, pra você, viu?
beijos carinhosos